quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Entrevista com professor Luiz Fernando, Biólogo.


Em qual ponto você acredita mais? A evolução religiosa? Ou a evolução científica?

Boa noite. Meu ponto de vista sobre esse dois temas é que a igreja não está mais com aquele processo de reprimir a ciência, já está aceitando essa teoria da evolução. Temos um teólogo, chamado Mário Chances, PUC-PARANÁ, em que ele concorda com a teoria da evolução. Como se Deus fizesse todo o processo de criação, em que Adão e Eva era um mito. Não existe essa idéia em que tudo foi criado, “jogado na terra” por Deus. Então, houve um processo de evolução, mas esse processo de evolução foi feito por Deus. Cada dia pra Deus, pra gente representaria aproximadamente um bilhão de anos. E é justamente esse tempo que seria necessário para que houvesse esse processo de modificações. Desde o início da formação do mundo, até a formação do homem, daria um total acerca de 5 (cinco) bilhões de anos. Para Deus um dia representaria pra nós seres humanos, 1 (um) bilhão de anos.
A igreja de modo geral, já está aceitando a evolução. Mas não como a evolução que acredita que foi colocado tudo “pronto” na terra, como afirma o ficcismo, em que não houve mutações, que já veio tudo pronto, sem mudar nada.isso aí é errado! Nesse ponto, a igreja de modo geral já discorda, acreditando que tem essa teoria evolucionista, ou seja, que houve modificações no decorrer do tempo. Como sabemos, a evolução são as transformações que ocorrem com os indivíduos no decorrer do tempo, e a milhares de anos, estava nesse processo de modificações com os seres vivos. Por exemplo, na evolução do homem, nós temos um ancestral comum, que era um quadrúpede. Ao longo de milhares de anos, esse ancestral deu origem aos primatas, que nesse caso o homem e uma linha do macaco. Só que nós não somos descendentes de macacos! Houve um tronco, este se bifurcou que veio de um ancestral comum, surgindo chimpanzés, Gorilas, orangotango, gibão. E a outra linha veio para o homem. Que a partir desse homem primitivo, que surgiu aproximadamente 7,5 bilhões de anos, em que a partir daí começou a surgir as modificações, até chegar na formação do homo sapiens, que é o homem mais moderno. Podemos perceber que o homem antigo era mais peludo, e esses pêlos foram sumindo no decorrer do processo evolutivo. Então a igreja, no caso o criacionismo, não tem mais aquele papel de discordar da ciência, ela já aceita alguns fatos da evolução, sem se desfazer da ciência! Com isso, segue quase um paralelo, ciência e religião.
Há uma dificuldade de introduzir essa forma de ensinamento do criacionismo e o evolucionismo na própria escola?
Os Estados Unidos que tem esse papel bem fervoroso, com essa parte evolutiva, eles pegam muito a parte do criacionista, como se Deus fizesse todo esse processo da evolução. Nas escolas, o certo seria estudar a ciência, sem se desfazer da religião, sem se desfazer de Deus, colocando como que Deus fez todo esse processo evolutivo. Assim, estudaria evolução, sem de desfazer da sua religião. Mas tem muitos dogmas que são colocados, que não aceitamos, que seria como ciência, a parte do fictismo, de que Deus colocou tudo pronto na terra. Isso não é aceito! A evolução confirma isso. Observamos as provas biológicas, as provas anatômicas, à homologia, analogia, os órgãos vestigiais, os fósseis, isso tudo é estudado. Vemos que todas essas evidências da evolução comprovam que houve modificação dos seres vivos.

Você acredita em Darwin ou em Deus?
Eu acredito muito em Deus! Estudo ciência, sem me desfazer da minha religião! Sei que Deus existe é um ser superior. E foi ele que fez todo esse processo evolutivo. Jamais irei me desfazer de Deus! Sou católico! Não desfaço da minha religião, por mais que estudo ciência! Tudo passou pelas mãos de Deus, e foi ele que fez esse processo evolutivo. Pois não ia existir vida. Seria um mistério: “De onde surgiu a vida?”. Por isso, tem que ter um ser superior, para ter feito todo esse processo. Sendo um estudo paralelo, religião e ciência, sem se desfazer de Deus. Nunca desfiz de Deus!

Você acha que a tese do evolucionismo tem como tomar lugar da tese criacionista?


O teólogo Mario Chances, ele afirma que a igreja já aceita a teoria evolutiva. Então, observa-se que a própria igreja não está mais se desfazendo das teorias evolutivas. Então, acho que isso deve generalizar no futuro, pois vemos nas próprias evidências da evolução, que essas transformações existiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário