quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O QUE PENSAM SOBRE ISSO?



Entrevista realizada dia 04 de Fevereiro de 2015, às 09:30.
Entrevistada: Isabel de Souza Cunha, 29 anos.
Bióloga, Mestre em Ciências Genômicas e Biotecnologia. 
Coordenadora da juventude do Centro Espirita Joana de Ângelis.

1.    O que é o espiritismo? O que prega?
O espiritismo é uma doutrina que acredita e comprova a vida após a morte e une novamente ciência e religião. Possui um tríplice aspecto: Religião: Não por possuir dogmas, mas por se embasar na sua tradução do latim “religare” que significa ligar o homem à Deus;  É Filosofia, pois, estimula os que o seguem a buscar as respostas para indagações que surgem: “Pra onde vou após a morte?” “Qual o meu proposito na Terra?” “Porque eu sofro?” e também as próprias indagações, as indagações pessoais e interiores; E por fim é ciência, pois, estuda todos os fatos através da utilização da razão e de provas, desses fatos.
Allan Kardec foi um grande pesquisador e escritor francês e é o codificador da doutrina espirita. Ele não utilizou deduções e nem inventou ou criou a doutrina: através de estudos e comparações, sistematizou e explicou tudo que os espíritos ditavam para ele. Então, o foco principal da doutrina é a reforma intima, o estimulo da fé raciocinada e o conhecimento de si mesmo.
Muitos acham que o Espiritismo não fala de Jesus ou somente se apega aos fenômenos espirituais, porém o Espiritismo foi a primeira religião que estudou os fenômenos espirituais e a comunicação com os espíritos de forma séria e que estimula ao cristianismo redivivo, ou seja, ao estudo das leis Divinas sem mistificações, dogmas ou rituais. A mediunidade não foi inventada pelo Espiritismo, mas sim, estudada de forma séria e sistematizada. Assim, ao contrário do que muitos pensam o Espiritismo tem sim um grande laço com Jesus, pois, para nós ele é o grande guia e modelo.

2.  O espiritismo concorda com o que é proposto na teoria Darwinista?
Sim. O Espiritismo é evolucionista, não crê no criacionismo. Mas, Allan Kardec no seu livro “O Evangelho segundo o Espiritismo” afirma que se a ciência for contra a um ponto que a doutrina espirita cita, é melhor que se siga a ciência. E assim ele estimula que o conhecimento do que se acredita traz uma fé raciocinada é mais segura, pois, não se pode acreditar em algo sem entender porque acreditar. Sendo assim, acreditar no evolucionismo não tira nenhum mérito da criação divina, pois, toda causa tem um efeito e o efeito e o controle de toda criação do planeta é Deus.
Desta forma, uma das únicas religiões que acredita em um Deus imutável, único, bom e justo que é perfeito em todas as suas ações é o Espiritismo, ou seja, não possui a visão de um Deus antropomórfico.

3.      3.  Você, como bióloga e espírita, acha que ciência e religião podem e devem se relacionar?
Com certeza! Como Albert Einstein afirma: “A ciência sem religião é manca, e religião sem a ciência é cega.”
A divisão entre ciência e religião aconteceu em uma etapa da evolução humana em que o poder dos religiosos estava fazendo com que houvesse a diminuição dos avanços científicos. E assim, ambas se separaram: A ciência buscava a razão, e a religião buscava o preenchimento sentimental através de coisas místicas.
Com o surgimento do Iluminismo, os grandes estudiosos que eram religiosos não conseguiam aceitar ou entender porque a ciência era tão clara e a religião não respondia as perguntas nem estava acompanhando a evolução. E foi justamente nesse momento que surgiu o Espiritismo: no auge da evolução cientifica, onde todos estavam sedentos por conhecimento. E era este o momento adequado e propicio para o surgimento do Espiritismo.
Kardec apesar de ser católico, não utilizou o misticismo para pré julgar ou condenanr as manifestações dos espíritos: Observou as ações dos espíritos e estudou de forma cética, ou seja, estudou os efeitos como pesquisa, e não como curioso. Percebeu que se uma mesa respondia através de batidas alguma pergunta, atrás disso possui uma causa inteligente, sendo que é impossível um objeto inanimado responder questões tão precisas. Essa foi a grande diferença dele em relação à outros pesquisadores religiosos: sempre utilizar os fatos como constatação e principalmente a razão. Sendo assim ele afirma: Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade. Já a fé que não tem explicações será abalada facilmente.
A religião e ciência tem que andar juntas sim, porque as Leis naturais são as Leis Divinas. Pois a sede por conhecimento vai continuar surgindo e as religiões terão que buscar responder às indagações. A doutrina espirita não se considera a melhor de todas as religiões, mas sim, uma irmã cristã que quer estimular a busca do conhecimento de si mesmo e da vida futura.

Sendo assim, independente de qual doutrina se está seguindo se esta propõe sua reforma intima, responde as suas perguntas, e te preenche, está religião é a propícia para você, pois na visão espírita esse é o papel das religiões. E futuramente será o papel da religião em conjunto com ciência.



                                                    Foto: Graziella Ataide
Entrevistado: Padre Alexandre

Boa tarde sou padre Alexandre, a ciência ela quer provar que o mundo foi criado a partir de uma explosão dos átomos e daí dessa explosão formou o universo e tudo que existe. Mas a religião ela segue o princípio que Deus que criou tudo, Deus criou o mundo Deus é o arquiteto de tudo, ele criou para o bem da humanidade, para que a humanidade cuidasse bem daquele mundo que ele criou. A religião ela nunca vai aceitar, que seja que tinha sido essa explosão que acha que tinha criado o mundo, mas sim veio de um Deus, ela nunca vai voltar atrás. Com isso, a religião e a ciência, elas não se excluem, mas elas caminham juntas lado a lado, cada uma na sua ciência cada uma quer provar aquilo pensa, cada uma quer provar aquilo que realmente ele vive. 
A ciência está certa no seu princípio, que é investigação. A religião também esta certa na questão religiosa se nós afirmarmos que o mundo foi criado dos astros, a gente nega a existência de Deus que criou tudo, nega a existência de Deus transcendente, onde nós não vemos e nem apalpamos, mas nos acreditamos na nossa fé e deixa-vos superior algo maior que nos conduz a um conhecimento e a uma vivência de que ele existe e que ele rege todo o universo e de tudo aquilo que existe. 
Mas não estamos aqui contra a ciência repito, nos estamos aqui para caminharmos juntos, até porque tem um documento da igreja chamado “fidaterracio” onde João Paulo II escreveu que diz que a fé e a razão são como duas asas que caminham para o conhecimento. Portanto, a fé e a religiosidade da questão religião entanto a religião junto para prover algo de sua própria meio de pesquisa. 
Repito aqui mais uma vez não estamos negando a ciência, estamos apenas dizendo que cada deve viver segundo aquilo que acredita e aquilo que acha é nesse caso a igreja acredita que Deus foi quem criou tudo, a partir do primeiro livro de Gênesis conta a história de narração, lógico que é uma alegoria mais trazendo pela parte religiosa a gente acredita que foi Deus que criou o mundo a partir desses relatos do livro de Gênesis.  

                                                           Foto: Graziella Ataide
Entrevistado: Pastor Cleiton
Boa noite sou Pastor Cleiton, segundo o princípio bíblico a Terra não foi criada numa explosão, na bíblia nós temos aqui dizendo no livro de Gênesis capítulo primeiro que diz: no princípio criou Deus os céus e a Terra, e a Terra era sem forma e vazia. 
No entanto os cientistas, eles acreditam que o mundo ele foi criado do nada, simplesmente de uma explosão que essa é a teoria do Big Bang, mas quem crer na palavra de Deus,sabe que Deus é o criador de tudo, ele criou os céus criou a Terra e tudo que nela há, como nós temos mais adiante que diz: e havia trevas sobre a face do abismo e o espírito de Deus se movia sobre a face das águas, e Deus disse: haja luz, haja animais, haja luminares maiores, os luminares menores que no caso é os céus e a Terra que nós temos , e o Sol para governar de dia, a lua para governar de noite. 
Então essa teoria, é uma teoria que os cientistas inventaram. Agora imagina você sobreviver a uma explosão, imagina aí você no meio da Terra ela explodisse e você ficar vivo. Como pode isso acontecer? Não era para morrer todo mundo?  
Então eu não creio nessa teoria, eu creio que Deus é o criador dos céus e da Terra.  

Um comentário:

  1. Parabéns pelas entrevistas ! Percebemos muito bem as diferentes percepções dos entrevistados acerca da evolução.

    ResponderExcluir